GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO |
Decreto nº 49.874, de 9 de agosto de 2005 |
Cria e organiza, na Secretaria da Administração Penitenciária, o Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária - DISAP e dá providências correlatas |
GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, Decreta: CAPÍTULO I Disposições Preliminares Artigo 1º - Fica criado, na Secretaria da Administração Penitenciária, integrando o Gabinete do Secretário, o Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária - DISAP. Artigo 2º - O Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária tem por objetivo elaborar e implantar, no âmbito da Pasta, políticas gerais de inteligência, de segurança, interna e externa, das unidades prisionais e de movimentação e escolta de presos. Parágrafo único - Para efeito deste decreto entende-se como inteligência as atividades de obtenção e análise de dados e informações e de produção e difusão de conhecimentos, relativos a fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, a ação executiva, a salvaguarda e a segurança da Secretaria da Administração Penitenciária e de suas unidades componentes. CAPÍTULO II Da Estrutura Artigo 3º - O Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária é unidade com nível de Departamento Técnico e tem a seguinte estrutura: I - Assistência Técnica; II - Centro de Inteligência Penitenciária; III - Centro de Segurança Penitenciária; IV - 5 (cinco) Núcleos Regionais de Inteligência e Segurança Penitenciária (de I a V). (*) Acrescentado pelo Decreto nº 66.202, de 09 de novembro de 2021 (art. 12) ![]() "V - Centro de Controle e Operações Penitenciárias - CECOP, com Núcleo de Vigilância Eletrônica de Pessoas - NVEP."; "Parágrafo único - As atribuições do Centro de Controle e Operações Penitenciárias e do Núcleo de Vigilância Eletrônica de Pessoas, assim como as competências dos respectivos diretores, são disciplinadas em decreto específico."; Artigo 4º - Os Núcleos Regionais de Inteligência e Segurança Penitenciária funcionarão nas sedes das Coordenadorias de Unidades Prisionais de São Paulo e da Grande São Paulo, da Região do Vale do Paraíba e Litoral, da Região Central do Estado, da Região Noroeste do Estado e da Região Oeste do Estado e serão subordinados, funcional e hierarquicamente, ao Diretor do Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária. Artigo 5º - A Assistência Técnica não se caracteriza como unidade administrativa. CAPÍTULO III Dos Níveis Hierárquicos Artigo 6º - As unidades a seguir relacionadas têm os seguintes níveis hierárquicos: I - de Divisão Técnica: a) o Centro de Inteligência Penitenciária; b) o Centro de Segurança Penitenciária; (*) Acrescentado pelo Decreto nº 66.202, de 09 de novembro de 2021 (art. 12) ![]() "c) o Centro de Controle e Operações Penitenciárias - CECOP."; II - de Serviço Técnico, os Núcleos Regionais de Inteligência e Segurança Penitenciária. (*) Acrescentado pelo Decreto nº 66.202, de 09 de novembro de 2021 (art. 12): "III - de Serviço, o Núcleo de Vigilância Eletrônica de Pessoas - NVEP.". CAPÍTULO IV Das Atribuições SEÇÃO I Da Assistência Técnica
I - assistir o Diretor do Departamento no desempenho de suas atribuições; II - elaborar e implantar sistemas de acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas pelas unidades do Departamento; III - produzir informações gerenciais para subsidiar as decisões do Diretor do Departamento; IV - analisar os processos e expedientes que lhe forem encaminhados; V - participar da análise dos planos, programas e projetos em desenvolvimento; VI - elaborar pareceres técnicos, despachos, contratos de natureza técnica e outros documentos; VII - promover o desenvolvimento de programas, projetos e atividades de execução de interesse do Departamento; VIII - realizar estudos e desenvolver atividades que se caracterizem como apoio técnico à execução, ao controle e à avaliação das atividades das unidades do Departamento; IX - prestar orientação técnica às unidades do Departamento; X - estudar as necessidades do Departamento, propondo, ao Diretor, as soluções que julgar convenientes; XI - desenvolver trabalhos que visem à racionalização das atividades do Departamento; XII - controlar a execução dos programas, projetos e atividades, dentro dos prazos previstos; XIII - promover a integração entre as atividades, os planos e os programas das diversas áreas do Departamento; XIV - colaborar no processo de avaliação da eficiência das unidades do Departamento; XV - preparar o expediente do Diretor do Departamento; XVI - verificar a regularidade das atividades técnicas e administrativas do Departamento. SEÇÃO II Do Centro de Inteligência Penitenciária Artigo 8º - O Centro de Inteligência Penitenciária tem as seguintes atribuições: I - planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência; II - promover a padronização da linguagem relacionada às atividades de inteligência; III - coletar e analisar as informações para gerar conhecimentos necessários à tomada de decisões de nível estratégico; IV - manter intercâmbio de informações com as Coordenadorias, as unidades prisionais, a Ouvidoria, a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário e outros órgãos da Pasta; V - identificar os presos que devam merecer especial atenção da Secretaria e monitorar suas ações; VI - difundir para as unidades prisionais e órgãos de segurança do Estado notícias que, por sua natureza, possam servir de subsídios para encetar ações preventivas; VII - prevenir, detectar, obstruir e neutralizar ações de qualquer natureza que constituam ameaça à salvaguarda de dados, informações e conhecimentos de interesse da Pasta e de seus órgãos componentes, bem como constituam risco à segurança, interna e externa, das unidades prisionais; VIII - propor medidas voltadas para a aquisição de equipamentos relacionados às atividades de inteligência. SEÇÃO III Do Centro de Segurança Penitenciária Artigo 9º - O Centro de Segurança Penitenciária tem as seguintes atribuições: I - propor a definição e a implantação de normas gerais relativas à segurança, interna e externa, das unidades prisionais; II - subsidiar as atividades das Coordenadorias e unidades prisionais na elaboração de normas específicas, relativas à segurança interna e externa; III - acompanhar as atividades específicas desenvolvidas pelos Agentes de Segurança Penitenciária e pelos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, bem como a evolução das técnicas empregadas na segurança, interna e externa, das unidades prisionais e na movimentação e escolta de presos; IV - analisar todos os episódios de tentativa de fuga, atentado, resgate de preso, rebelião e outros do gênero, propondo as medidas a serem adotadas, visando coibir eventuais falhas e prevenir novas ocorrências; V - propor as diretrizes de atuação e gerenciar as atividades dos grupos de trabalho de segurança penitenciária; VI - otimizar e elaborar a logística de movimentação e escolta de presos, considerando a necessidade de atuação das Polícias Civil, Militar e Federal, estabelecendo os contatos necessários, inclusive com os Coordenadores e dirigentes de unidades prisionais, e expedindo a documentação correspondente; VII - elaborar estudos e implementar medidas para reduzir ao mínimo a necessidade de movimentação de presos para apresentação judicial; VIII - cooperar com os procedimentos de seleção e ingresso de Agentes de Segurança Penitenciária e de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária; IX - encaminhar sugestões, ao órgão competente, para subsidiar a elaboração de normas para padronização de conduta dos Agentes de Segurança Penitenciária e dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária; X - propor e acompanhar a realização de cursos e estágios para formação, reciclagem, aprimoramento e especialização, destinados aos Agentes de Segurança Penitenciária e aos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária; XI - acompanhar os procedimentos e processos, administrativos e judiciais, envolvendo os Agentes de Segurança Penitenciária e os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, no exercício de suas atribuições; XII - em relação aos equipamentos de segurança: a) propor medidas que visem ao aperfeiçoamento: 1. do emprego de armamento, munição, equipamentos de proteção individual e de comunicação operacional, bloqueadores de sinais de telefonia celular, algemas, aparelhos de Raios X, circuito fechado de TV e outros equipamentos necessários à segurança, interna e externa, das unidades prisionais; 2. da movimentação e escolta de presos; b) manter cadastro de armamento, munição, equipamentos de proteção individual e comunicação operacional e outros materiais de segurança utilizados nas unidades da Pasta; c) gerenciar a manutenção preventiva e corretiva do armamento e o consumo dos materiais sob sua responsabilidade técnica, armazenados no Departamento e em uso em outras unidades da Pasta; d) elaborar, quando necessária ou solicitada, relação de equipamentos de segurança para as atividades das Coordenadorias, unidades prisionais e outros órgãos da Pasta; e) propor a implementação, ampliação e modernização da rede de comunicação operacional; f) providenciar, junto ao órgão competente: 1. as autorizações necessárias à execução dos serviços de comunicação operacional; 2. a legalização das freqüências de comunicação operacional, mantendo-as regularizadas; g) fornecer apoio logístico de comunicação operacional em atividades de inteligência, observando a legislação pertinente; h) propor a instalação e manter em funcionamento sala de situação, com central de comunicação e central de monitoramento visual; XIII - em relação à segurança da informação: a) estabelecer o controle de acesso a áreas restritas, dados e conhecimentos protegidos; b) elaborar e coordenar a implantação da política de segurança da informação corporativa para garantir a confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade das informações da Pasta; c) realizar o monitoramento permanente e auditorias periódicas na execução da política de segurança da informação; d) promover a conscientização e o treinamento dos usuários de informação da Pasta. SEÇÃO IV Dos Núcleos Regionais de Inteligência e Segurança Penitenciária Artigo 10 - Os Núcleos Regionais de Inteligência e Segurança Penitenciária têm as seguintes atribuições: I - assistir o Diretor do Departamento em assuntos referentes a inteligência, segurança, interna e externa, das unidades prisionais, movimentação e escolta de presos, armamento, munição, comunicação operacional e em outros desta natureza; II - promover a execução de atividades próprias do Departamento, que lhes forem conferidas pelo Diretor. SEÇÃO V Das Atribuições Comuns Artigo 11 - São atribuições comuns a todas as unidades, em suas respectivas áreas de atuação: I - colaborar com as outras unidades do Departamento na elaboração de projetos e atividades; II - prestar informações, desde que com autorização superior; III - solicitar a colaboração de outras unidades do Departamento para a solução de problemas; IV - elaborar sumários, estatísticas e relatórios, com dados qualitativos e quantitativos, sempre que solicitados; V - fiscalizar os materiais fornecidos e os serviços prestados por terceiros e, quando o contrato estiver sob sua responsabilidade, atestar sua qualidade e execução; VI - elaborar o plano geral de atividades; VII - conhecer a evolução do sistema penitenciário do Estado; VIII - colaborar na elaboração de proposta relativa à formação do banco de dados do Departamento, de acordo com a política de informática, informação e telecomunicação da Pasta; IX - abastecer e manter atualizado, eletronicamente, banco de dados implantado pela Pasta, com informações relativas à sua área de trabalho; X - difundir a metodologia de inteligência e segurança penitenciária a ser aplicada no sistema prisional do Estado. CAPÍTULO V Das Competências SEÇÃO I Do Diretor do Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária Artigo 12 - Ao Diretor do Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária compete: I - em relação ao Titular da Pasta: a) propor as políticas e diretrizes a serem adotadas nas áreas de inteligência e segurança penitenciária; b) assistir o Titular da Pasta no desempenho de suas funções; c) encaminhar informações para diagnóstico, planejamento e decisão; II - gerir as atividades do Departamento, de acordo com as políticas e diretrizes fixadas pelo Titular da Pasta; III - acompanhar os inquéritos técnicos sobre acidentes com armas, no âmbito da Pasta; IV - em relação às armas de fogo, solicitar, ao órgão competente, autorização e renovação de porte para os integrantes da classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária; V - estabelecer e manter os necessários entendimentos com as Polícias Civil, Militar e Federal, o Ministério Público, o Poder Judiciário e outros órgãos de interesse do Departamento; VI - interagir com os demais órgãos da Pasta, no planejamento, definição, implantação, execução, coordenação e fiscalização das atividades de responsabilidade do Departamento; VII - em relação ao Sistema de Administração de Pessoal, exercer as competências previstas no artigo 27 do Decreto nº 42.815, de 19 de janeiro de 1998, com a alteração introduzida pelo Decreto nº 43.881, de 9 de março de 1999, observadas as disposições da Lei Complementar nº 942, de 6 de junho de 2003 SEÇÃO II Dos Diretores de Centros Artigo 13 - Aos Diretores de Centros, em suas respectivas áreas de atuação, compete exercer o previsto no artigo 30 do Decreto nº 42.815, de 19 de janeiro de 1998, observadas as disposições da Lei Complementar nº 942, de 6 de junho de 2003. SEÇÃO III Das Competências Comuns Artigo 14 - São competências comuns ao Diretor do Departamento e aos demais dirigentes de unidades, até o nível de Diretor de Serviço, em suas respectivas áreas de atuação: I - em relação às atividades gerais: a) cumprir e fazer cumprir as leis, os decretos, as resoluções, os regulamentos, as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e as ordens das autoridades superiores; b) prestar orientação e transmitir aos seus subordinados as diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos trabalhos; c) manter seus superiores imediatos permanentemente informados sobre o andamento das atividades das unidades subordinadas; d) propor à autoridade superior o plano geral de atividades e as alterações que se fizerem necessárias; e) avaliar e fiscalizar a execução do plano geral de atividades e o desempenho das unidades subordinadas, respondendo pelos resultados alcançados, bem como pela adequação dos custos dos trabalhos executados; f) propor medidas que visem ao aprimoramento de sua área; g) manter a regularidade dos serviços, expedindo as necessárias determinações ou representando às autoridades superiores, conforme o caso; h) manter ambiente propício ao desenvolvimento dos trabalhos; i) providenciar a instrução de processos e expedientes que devam ser submetidos à consideração superior, manifestando-se, conclusivamente, a respeito da matéria; j) decidir sobre recursos interpostos contra despacho de autoridade imediatamente subordinada, desde que não esteja esgotada a instância administrativa; l) indicar seus substitutos, obedecidos os requisitos de qualificação inerentes ao cargo, função-atividade ou função de serviço público; m) praticar todo e qualquer ato ou exercer quaisquer das atribuições ou competências dos órgãos ou servidores subordinados; n) avocar, de modo geral ou em casos especiais, as atribuições ou competências dos órgãos ou servidores subordinados; o) propor à autoridade superior: 1. a criação de grupos não permanentes de estudo e trabalho; 2. o estabelecimento de normas relativas à sua área de atuação; 3. a realização de parcerias com outros órgãos públicos ou privados, nacionais ou estrangeiros, visando atender as necessidades do Departamento e das unidades componentes da Pasta, de acordo com a legislação em vigor; p) estimular o desenvolvimento profissional dos servidores do Departamento e daqueles que estiverem atuando sob sua supervisão técnica; II - em relação ao Sistema de Administração de Pessoal, as previstas nos artigos 34 e 35 do Decreto nº 42.815, de 19 de janeiro de 1998; III - em relação à administração de material e patrimônio: a) requisitar material permanente ou de consumo; b) autorizar a transferência de bens móveis entre as unidades subordinadas; c) zelar pelo uso adequado e conservação dos equipamentos e materiais e pela economia do material de consumo. Artigo 15 - As competências previstas neste decreto, quando coincidentes, serão exercidas de preferência pelas autoridades de menor nível hierárquico. CAPÍTULO VI Do "Pro Labore" Artigo 16 - Para efeito da atribuição da gratificação "pro labore" de que trata o artigo 28 da Lei 10.168, de 10 de julho de 1968, ficam classificadas as funções de serviço público adiante especificadas, destinadas ao Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária, na seguinte conformidade: I - 1 (uma) de Diretor Técnico de Departamento; II - 2 (duas) de Diretor Técnico de Divisão, destinadas: a) 1 (uma) ao Centro de Inteligência Penitenciária; b) 1 (uma) ao Centro de Segurança Penitenciária; III - 5 (cinco) de Diretor Técnico de Serviço, destinadas aos Núcleos Regionais de Inteligência e Segurança Penitenciária. Parágrafo único - Serão exigidos dos servidores designados para as funções retribuídas mediante "pro labore", nos termos deste artigo, os seguintes requisitos de escolaridade ou habilitação legal e de experiência profissional: 1. para Diretor Técnico de Departamento, diploma de nível superior ou habilitação legal correspondente e experiência de, no mínimo, 4 (quatro) anos de atuação profissional ou na área penitenciária; 2. para Diretor Técnico de Divisão e Diretor Técnico de Serviço, diploma de nível superior ou habilitação legal correspondente e experiência de, no mínimo, 3 (três) anos de atuação profissional ou na área penitenciária. CAPÍTULO VII Disposições Finais Artigo 17 - A implantação da estrutura constante deste decreto será feita, gradativamente, mediante resolução do Secretário da Administração Penitenciária, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras. Artigo 18 - As atribuições e as competências previstas neste decreto poderão ser detalhadas mediante resolução do Secretário da Administração Penitenciária. Artigo 19 - As designações para o exercício de funções de serviço público retribuídas mediante "pro labore" de que trata este decreto só poderão ocorrer após a efetiva implantação ou funcionamento das respectivas unidades. Parágrafo único - Ficam dispensados, para efeito deste decreto, os procedimentos definidos pelo Decreto nº 20.940, de 1º de junho de 1983, tendo em vista o disposto nos artigos 6º e 16 deste decreto. Artigo 20 - A Secretaria da Administração Penitenciária poderá contar, para a realização das atividades previstas neste decreto, com o apoio de integrantes das Polícias Civil, Militar e Federal, observadas as disposições legais pertinentes. Artigo 21 - A Secretaria da Administração Penitenciária, nos termos da legislação pertinente e observadas as disposições do Decreto nº 40.722, de 20 de março de 1996, alterado pelo Decreto nº 45.059, de 12 de julho de 2000 Artigo 22 - Fica acrescentado ao artigo 5º do Decreto nº 46.623, de 21 de março de 2002 "VI - Departamento de Inteligência e Segurança da Administração Penitenciária.". Artigo 23 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 9 de agosto de 2005 GERALDO ALCKMIN |
Publicado em: 10/08/2005 |
Atualizado em: 10/11/2021 10:31 |
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